Desenvolvido por uma startup israelense, a NFT Inc., o ASKA é um carro elétrico que voa, exatamente como os modelos de filmes futuristas. Em fase de pré-venda, o veículo conta com asas dobráveis, pode decolar e pousar verticalmente, além de servir como um veículo elétrico convencional que roda nas ruas. O preço, como era de se esperar, é alto: US$ 789 mil, algo em torno de R$ 4 milhões na cotação atual

O ASKA conta com seis rotores instalados em asas e braços retráteis. Ele lembra um helicóptero com cauda em “V” e cabine com capacidade para quatro pessoas.

+ Leilão oferece 210 veículos nesta sexta-feira; lotes vão de clássicos a SUVs
+ BMW quer que 25% de suas vendas na China sejam de veículos elétricos até 2025

Segundo o fabricante, o ASKA consegue atingir velocidades de até 241 km/h se estiver voando e até 110 km/h no chão. Ele consegue levantar voo tanto em pistas específicas para o tráfego aéreo, quanto em levantamentos verticais e a autonomia do carro voador deve chegar a pouco mais de 240 km.

Quando andando no solo, o veículo retrai as asas e fica parecendo um desses modelos de automóveis mini. Não existe qualquer possibilidade de as asas atrapalharem o deslocamento do veículos pelas ruas das cidades, já que elas recuam o suficiente para cobrir a largura do automóvel.

A previsão de entrega do primeiro protótipo em tamanho real deve acontecer no final de 2022 e as entregas oficiais estão planejadas para 2026. Para pilotar um ASKA será necessário licença de piloto, mesmo que no ar o voo seja realizado por controles semiautônomos.