Com apenas dois anos e meio no mercado, a startup Lowko aposta no conceito de sorvetes de baixa caloria, mas que prometem tanto sabor quanto os tradicionais. Em parcerias com Ambev, Cargill, Pão de Açúcar, GPA e Perfetto, a empresa lança nesta semana sua primeira linha de picolés, chamada Lowko Pops.

“O conceito principal da lowko é produto de baixa caloria, mas é gostoso, tem que ser gostoso! A gente substitui o açúcar por adoçantes naturais de frutas, reduz a fonte de gordura e compensa com fibras que dão textura ao sorvete”, explica Rodrigo Studart, CEO e fundador da Lowko.

+ As startups do agro apostam em investimento coletivo para atrair investidores de varejo
+ Loft adquire startup CrediHome, de crédito imobiliário

Para ter uma ideia, o picolé de manga com gengibre possui apenas 37 calorias, semelhante a 150 gramas brocólis, 100 gramas de melancia ou 200 ml de água tônica.

Para alcançar um mercado historicamente marcado pelo monopólio de grandes empresas, a Lowko investiu no conceito de comida saudável para um público premium. Uma das inspirações foi a empresa americana Halo Top, que já superou grande concorrentes como a Häagen Dazs.

“A gente focou no público que se preocupa mais com alimentação, com ingredientes. A gente teve medo no início de lançar o produto e ser copiado por uma grande empresa. Estudei o case americano e percebi que grandes marcas têm dificuldade de criar produtos que tenham identidade. A marca fica automática, não tem mais personalidade e não engaja o consumidor”, explica Studart. “Temos conseguido crescer porque trouxemos uma inovação a uma categoria importante do varejo que estava parada”.

Como surgiu
Studart sempre teve contato com o mundo dos sorvetes, uma vez que sua família tinha uma sorveteria. Quando foi estudar na Universidade de Chicago, criou o projeto da startup, que ficou em terceiro lugar em uma competição de novos negócios. Com um investimento inicial de R$ 200 mil, a empresa ganhou aportes de investidores anjos, junto com a Universidade de Chicago, e capitalizou R$ 2,5 milhões. Ainda arrecadou U$ 1,7 milhão do fundo alemão Global Founders Capital.

Contudo, a busca por parcerias foi fundamental ao desenvolvimento da startup, sobretudo após participar do programa de aceleração da Endeavor, que liga as startups às grandes empresas.

“Todas as empresas tiveram interesse em parceria com a gente, queriam ver como a gente pensa, como faz. Eles nos ajudam principalmente com estrutura, mais que o investimento em si. A gente conseguiu entender comportamento de consumo, fazer pesquisa de mercado. A Cargil cedeu a tecnologia para realizarmos testes. Com a Ambev, em um cobranding com o Sucos do Bem, conseguimos combinações de sucos e ajuda em negociações com fornecedores, por exemplo. Eles agregam e aprendem com a gente “, diz Rodrigo.

Atualmente, a Lowko conta com parcerias com a Perfetto e o Pão de Açúcar para distribuir seus sorvetes em picolé e de massa em diversos pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Londrina, Maringá e Curitiba. Também é possível comprar os produtos no site da empresa.

Dicas para novos empreendedores

1 – “Tem que ser algo que você goste e acredite muito porque é muito difícil empreender. Tem que estar apaixonado senão você desiste”;

2 – “Ninguém faz nada sozinho: construir uma rede de sócios/time, rede de mentores, investidores que agregam, ter gente boa perto”;

3 – Sempre ouvir o consumidor.