Giro

Startup da Califórnia cria aplicativo que indica vinho

Crédito: Reprodução/Unsplash

O software utiliza inteligência artificial para analisar “dezenas de milhares de vinhos por ano”, gerando uma tabela de recomendações para clientes. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Uma start-up da Califórnia recorreu à tecnologia para ajudar os enólogos a melhorarem a promoção e a qualidade dos seus produtos, assim como a atrair novos clientes. O aplicativo foi batizado de “Tastry”.



A criadora Katerina Axelsson explica que o software utiliza inteligência artificial (IA) para analisar “dezenas de milhares de vinhos por ano”, gerando grandes blocos de dados que podem ser comparados, e uma tabela de recomendações para clientes.

+ Android 12 vai facilitar o uso de lojas de aplicativos alternativas

Axelsson teve a ideia enquanto estava estudando engenharia química, quando notou algumas idiossincrasias na forma como o vinho era avaliado.  Um tanque de 100.000 galões de vinho seria dividido em dois e vendido para duas marcas diferentes, onde terminaria em garrafas diferentes, seria vendido a preços diferentes e receberia notas diferentes dos críticos, diz ela.

O método permitiu que Axelsson desenvolvesse um aplicativo de recomendação de vinhos, que foi lançado nas telas dos corredores de vinhos dos varejistas em 2019. Por meio de um questionário, os consumidores podiam inserir suas preferências de sabor, e o software recomendaria um vinho adequado com precisão de 80-90% na primeira tentativa, diz ela, subindo para 95% com entrada adicional do usuário. O sistema da Tastry agora alimenta seu aplicativo de recomendação de vinhos BottleBird.



A Tastry também começou a trabalhar diretamente com vinicultores nos Estados Unidos. As marcas pagam para ter sua garrafa analisada “e em troca teriam acesso ao que chamamos de painel de insights, onde podem identificar como seu vinho é percebido em seu mercado de oportunidade, em uma loja, local ou regionalmente”, diz Axelsson.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?