Giro

Startup apoiada por Bill Gates em breve ajudará a alimentar uma mina gigante

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Esse é o tipo de calor necessário para fazer cimento, aço e em outros processos como a mineração, que normalmente dependem de combustíveis fósseis (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Heliogen, a startup de energia limpa apoiada por Bill Gates, está levando seu campo de espelhos para o deserto de Mojave. Em uma tentativa de trazer energia livre de carbono para a indústria pesada, Heliogen anunciou na quarta-feira (24) que a gigante da mineração Rio Tinto planeja implantar a tecnologia solar inovadora da startup na maior mina a céu aberto da Califórnia, localizada em Boron.

A empresa diz que esta será a primeira tecnologia solar concentrada usada para alimentar uma mina nos Estados Unidos, e talvez no mundo.
Heliogen usará inteligência artificial e um conjunto de 40 mil espelhos controlados por visão de computador para aproveitar a força do sol, quase como uma lente de aumento inteligente. O primeiro sistema da Rio Tinto terá o tamanho de cerca de 100 campos de futebol.

+ Microsoft negocia a aquisição do Discord por mais de US$ 10 bilhões

A startup diz que sua tecnologia HelioHeat pode criar calor extremo – 1.000 graus Celsius, ou cerca de um quarto do que é encontrado na superfície do sol. Esse é o tipo de calor necessário para fazer cimento, aço e em outros processos industriais como a mineração, que normalmente dependem de combustíveis fósseis para alimentar suas operações.

O anúncio torna a Rio Tinto (RIO), a segunda maior mineradora do mundo, o primeiro cliente anunciado da Heliogen. A parceria é um teste chave para saber se a tecnologia da Heliogen pode realmente substituir os combustíveis fósseis usados ​​para alimentar operações industriais em grande escala. E isso pode ajudar muito no combate à crise climática.

“Não é que essa tecnologia não fosse possível antes – apenas que não era econômica”, disse o fundador e CEO da Heliogen, Bill Gross, à CNN Business por e-mail. “A descoberta da Heliogen é fazer com que a energia solar concentrada funcione após o pôr do sol E, ao mesmo tempo, seja mais econômica em comparação com o combustível fóssil.”

As empresas afirmam que a parceria permitirá que a Rio Tinto reduza sua pegada de carbono – ao mesmo tempo em que reduz seus custos de energia.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel