A startup americana “Centro para Controle de Covid” é investigada pela polícia federal e pelo Departamento de Saúde Pública de Illinois por fornecer testes de Covid-19 com resultados que seriam fraudulentos. Uma denúncia feita pelo site Block Club Chicago indica que os testes fornecidos pela empresa sempre têm resultados negativos.

A empresa opera em aproximadamente 300 locais em vários estados dos EUA, mas algumas unidades já estão fechando. Segundo autoridades de saúde, o caso é grave porque a empresa recebeu verba pública para operar no combate à pandemia.

+ Autotestes para Covid: Anvisa já recebeu 30 pedidos de registro
+ CBF autoriza Atlético-GO a escalar atletas com teste covid-19 positivo

Pacientes relatam que recebiam um QR Code depois de realizar o teste que direcionava a um site que informava a todos os visitantes que testaram negativo. Alguns poucos clientes disseram que testaram positivo, mas apenas muito tempo depois da coleta do material genético, o que foi inútil na adoção de medidas de isolamento.

A startup é algo de diversos questionamentos e vistorias, que mostraram a incapacidade da empresa de atender a enorme demanda por testes de Covid-19. Inspetores relataram falta de reagentes necessários aos testes.