A Starbucks anunciou a substituição dos seus atuais copos por uma linha mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente. Em um encontro com acionistas e investidores nesta semana, a maior rede de cafeterias do mundo afirmou que dobrará o uso de embalagens recicláveis e compostáveis até 2022. No ano passado, a companhia já havia se comprometido em eliminar canudos plásticos de suas unidades até 2020.

De acordo com o comunicado, são servidos cerca de 7 bilhões de copos por ano em toda a rede, aproximadamente 19 milhões por dia. As mudanças devem começar nas cafeterias de Nova York, São Francisco, Seattle, Londres e Vancouver, e gradativamente serão aplicadas em toda a cadeia.

“Foi em nossa assembléia de acionistas, um ano atrás, que lançamos iniciativas de embalagens mais verdes e café digitalmente rastreável”, disse Kevin Johnson, presidente e CEO da Starbucks. “Hoje, graças a muitas colaborações valiosas, estamos vendo um progresso significativo e tangível em direção a um futuro mais verde”.

Os novos modelos de copos serão selecionados entre os vencedores do NextGen Cup Challenge, uma competição para o desenvolvimento de embalagens que agridam menos o meio-ambiente, feito em parceria com a Closed Loop Partners, grupo que reúne diversas companhias para debater e criar ações sustentáveis.