A rede de supermercados St. Marche, bem conhecida entre os consumidores das classes A e B da capital paulista, iniciou na quinta-feira (5) seu processo de expansão para o interior. Depois de cruzar a fronteira do primeiro bilhão de faturamento em 2021, a companhia do empresário Bernardo Ouro Preto inaugurou a 25ª unidade da rede em Campinas. A primeira loja fora da Grande São Paulo começou a operar no Iguatemi, o shopping mais elitizado da cidade.

Com 800m², a rede seguirá os passos dos maiores concorrentes, o Carrefour e o Pão de Açúcar, que também adotaram a estratégia de abrir lojas menores, com foco em cidades de alta renda fora das capitais. “Campinas é a maior cidade do interior de São Paulo e com um público que se conecta com nossa marca”, afirmou o CEO. “Mais do que um mercado, a proposta é oferecer experiência”, disse. A ideia é segurar o cliente dentro da loja, segundo Ouro Preto.

A unidade caçula da St. Marche replica também um modelo de coworking, com mesas para descanso, leitura e reuniões de trabalho, além de pizzaria com massas de fermentação natural, cafeteria e sushi bar. Para quem não se lembra, a rede adquiriu o tradicional Empório Santa Maria há 12 anos e foi responsável pela vinda do primeiro Eataly da América Latina, em 2015.

(Nota publicada na edição 1272 da Revista Dinheiro)