Giro

Squad, o carro elétrico que pode rodar com energia solar e dispensa habilitação

Crédito: Divulgação

O Squad é um veículo elétrico que possue painel solar em seu teto (Crédito: Divulgação)



A empresa holandesa Squad Mobility está lançando o seu veículo urbano elétrico com painel solar instalado no teto, o Squad (Solar Quad, ou quadriciclo solar).

Com capacidade para dois ocupantes, o Squad foi criado para rodar nos centros urbanos. Com seu tamanho reduzido, é fácil de estacionar como uma moto e dispensa a carteira de habilitação pela leis europeias. Apesar de pequeno, é possível carregar pequenas compras e até mesmo um carrinho de bebê.

+ Exposição tem Maverick como destaque, além de outros clássicos

Seu diferencial, o painel solar que fica no teto, garante energia para rodar por cerca de 20 km, distância superior aos 12km que o usuário desse tipo de veículo costuma dirigir na Europa.



O veículo conta com painel de instrumentos digital, aquecedor e ar-condicionado, base para celular, que se torna uma espécie de multimídia. Seu motor de 5 cavalos de potência levam o quadriciclo a atingir a velocidade máxima de 45 km/h.

Squad
Divulgação: Pequeno, o Squad pode ser estacionado praticamente em qualquer vaga (Crédito:Divulgação)

De olho no compartilhamento

A Squad não esconde que um dos objetivos com seu veículo é atingir o mercado de compartilhamento de veículos, como explica o CEO da empresa, Robert Hoevers.

“As cidades estão procurando soluções de mobilidade de emissão zero e ocupando pouco espaço. Conseguimos ambos. Um consumo de energia per capita inferior ao do transporte público e um impacto espacial comparável a uma bicicleta. E tudo isso, oferecendo a flexibilidade do transporte pessoal e o conforto de um carro”, disse o executivo em nota.


Sem bateria? Troque por uma carregada

Além do carregamento solar, o Squad possui baterias portáteis que podem ser trocadas na necessidade de uma recarga rápida. A empresa pretende criar estações inteligentes de recarga e troca de baterias.

Além do painel solar, as baterias do veículo podem ser recarregadas através de uma tomada normal. Totalmente carregada, a bateria garante uma autonomia de 100 km.

O Squad está atualmente disponível para pré-venda por 6.250 euros (cerca de R$ 32.800). Sua chegada às ruas deve ocorrer no próximo ano.

Squad
DivulgaçãoAs baterias portáteis do Squad podem ser trocadas de acordo com a necessidade do usuário (Crédito:Divulgação)