Giro

Sputnik V é a vacina mais eficaz contra a variante Delta do Covid-19, diz estudo

Crédito: Reprodução/Divulgação

O desenvolvedor da vacina Sputnik V contra a covid-19 anunciou que a vacina russa revelou ser a mais eficaz até agora no combate à variante. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

O Instituto Gamaleya, desenvolvedor da vacina Sputnik V contra a covid-19, anunciou nesta terça-feira (15) a conclusão dos estudos sobre a eficácia da vacina contra a nova variante indiana do vírus, denominada Delta. Segundo o laboratório, a vacina russa revelou ser a mais eficaz até agora no combate à variante.

“O Sputnik V é mais eficaz contra a variante Delta do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia do que qualquer outra vacina que publicou resultados sobre esta cepa até agora”.

+ OMS alerta para aceleração da pandemia em África e pede mais vacinas

A variante Delta da SARS-CoV-2, que foi identificado na Índia pela primeira vez e já está presente em mais de 80 países, preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS) e, especialmente, países como o Reino Unido.



Cientistas britânicos já haviam relatado que a variante Delta do coronavírus “é 60% mais transmissível do que a variante Alfa, que antes era dominante no Reino Unido”.

De acordo com o diretor europeu da OMS, Hans Kluge, a variante Delta “mostra maior transmissibilidade e alguma fuga imunológica estará pronta para se instalar na região, enquanto muitas das populações vulneráveis, acima de 60 anos, permanecem desprotegidas”.

Enquanto a Argentina já fabrica doses da vacina russa, o Brasil aprovou há pouco a importação emergencial da Sputnik V, mas em caráter temporário e limitado. Após o rechaço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya em abril, a agência brasileira autorizou a aplicação para até 1% da população, especialmente no Nordeste.

A importação foi solicitada pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago