Um spray desenvolvido por uma empresa de biotecnologia canadense pode entrar para a lista de medicamentos que ajudam no combate ao coronavírus. Segundo o fabricante, o produto mata 99% do patógeno e deve auxiliar tanto quem está infectado, reduzindo o período de duração da covid-19 no corpo, quanto quem ainda não foi infectado, impedindo sua transmissão.

Quem produz o spray é a Sanotize e estudos com o produto foram conduzidos nos Estados Unidos e no Reino Unido, em conjunto com o Fundo dos Hospitais Ashford e St. Peter’s. Israel e Nova Zelândia deram aprovação provisória para a comercialização do spray no final do mês e devem iniciar a venda do borrifador nas farmácias locais nos próximos dias.

+ Covid-19: variante britânica não causa doença mais grave, diz estudo
+ Brasil vai receber 800 mil doses de vacina da Pfizer contra Covid em junho

O spray adota como composto principal o óxido nítrico, uma nanomolécula produzida pelo próprio organismo humano e que atua como uma protetora das células em situações de fortes estímulos. O composto desenvolvido pela Sanotize age nas vias aéreas superiores, impedindo que o vírus seja incubado e chegue até os pulmões.

Segundo os testes realizados pela companhia, os pacientes tiveram uma redução de 95% do vírus no organismo nas primeiras 24 horas de uso, com eliminação de até 99% do vírus em 72 horas após o uso.