Nesta segunda-feira (22), durante o evento online Stream On, o Spotify divulgou que lançará um marketplace de anúncios de áudio. Batizado de Spotify Audience Network, o projeto é direcionado para a monetização de podcasts.

A novidade permitirá que os anunciantes alcancem os ouvintes das produções originais e exclusivas da plataforma. O Spotify disse que o projeto ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento nos Estados Unidos, mas que o objetivo é expandir para outros mercados e podcasts não autorais.

+ Clubhouse tem falha que vazou áudio de salas privadas

A empresa de streaming também disse que planeja oferecer podcasts em sua plataforma de anúncios de autoatendimento, a Spotify Ad Studio. O serviço já é utilizado por anunciantes em 22 mercados após seu lançamento em 2017. Sem detalhar as informações, o Spotify disse que o Ad Studio é seu canal de compra de crescimento mais rápido.

A empresa ressaltou que o Audience Network será um “divisor de águas” no mercado, especialmente para podcasters que buscam ganhar dinheiro com anúncios. No início do ano, uma reportagem do The Verge revelou o interesse da plataforma de facilitar a conexão entre patrocinadores e podcasters menores.

O Spotify falou ainda que, em alguns meses, começará o teste beta de um novo recurso que permitirá a produção de conteúdo de podcast pago.