Foi necessário menos de uma semana para o Spotify quebrar a marca de um milhão de usuários na Índia. O maior aplicativo de streaming de música do mundo iniciou as operações na última quarta-feira (27), após um ano de polêmicas com um grupo de gravadoras. Em entrevista à CNN, o Spotify não especificou quantos cadastros usam o sistema de forma gratuita ou paga.

Apesar do sucesso inicial, o Spotify deve encontrar dificuldades no novo mercado. Além de enfrentar a concorrência das rivais Apple e Google, o pp precisa superar as empresas locais Gaana e JioSaavn. A Gaana, apoiada pelo grupo chinês Tencent, afirma ter mais de 80 milhões de usuários no país, enquanto a JioSaavn, controlado por Mukesh Ambani, o homem mais rico da Índia, tem acesso a mais de 250 milhões de usuários pela companhia telefônica Jio.

O Spotify anunciou a expansão para a Índia em março do ano passado, mas os planos foram frustrados após uma série de imposições de gravadoras. A briga continua com a Warner Music Group, que protocolou uma liminar na semana passada para evitar que o Spotify use seu conteúdo no país. A companhia detém os direitos de artistas como Ed Sheeran, Bruno Mars e Coldplay, entre outros.

A chegada na Índia coincide com um período de investimentos e projeções de crescimento para o aplicativo em todo o mundo. Depois de consolidar no segmento musical, o Spotify mira nos podcasts e anunciou o aporte de US$ 500 milhões na área para os próximos anos.