O Spotify vai começar a testar um novo serviço, que dará mais flexibilidade aos artistas e gravadoras. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pela plataforma, que diz que a medida permitirá que artistas e gravadoras identifiquem a música que é prioridade no seu repertorio e o Spotify vai adicionar um sinal para ajudar a música a ser destacada por seus algoritmos de personalização.

Segundo o TechCrunch, apesar de o novo serviço não ser uma promoção paga e não exigir nenhum orçamento inicial dos artistas ou gravadoras, o Spotify diz que os artistas, gravadoras e detentores de direitos concordaram com uma ‘taxa de royalties de gravação promocional’ para streams onde a empresa fornece o serviço. Streams que vêm de qualquer outro lugar no aplicativo não seriam afetados.

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No início, a faixa promocional será aplicada apenas em áreas selecionadas do aplicativo Spotify, incluindo Spotify Radio e Autoplay. As faixas promovidas não aparecerão em outras listas de reprodução, seja algorítmica ou editorial, mas o Spotify não descarta a expansão para essas áreas.

Charleton Lamb, líder de marketing de produto do Spotify, disse, conforme o TechCrunch, que a empresa quer tornar as ferramentas acessíveis e disponíveis para artistas de qualquer tamanho, em qualquer fase de suas carreiras. E, por isso, o Spotify não exigirá um pagamento adiantado de artistas e gravadoras.

Para ele, o novo modelo vai permitir que até os pequenos artistas tenham acesso a promoções nos mesmos termos das grandes gravadoras.

O Spotify ainda não detalhou a extensão da mudança na taxa de royalties para promoções e informou que pode ser ajustada como resultado do teste.

A empresa também enfatiza que levará em consideração o interesse e o prazer do ouvinte com a mudança. Se a música tiver um bom desempenho, continuará sendo promovida, mas se isso não acontecer, será removida.