Depois de se consolidar como líder no streaming de música, o Spotify mira na expansão do mercado de podcast. A companhia anunciou nesta quarta-feira (6) a compra da Gimlet Media e Anchor, duas empresas referências na produção e divulgação de conteúdo em áudio . Os envolvidos não revelaram o valor do negócio, mas analistas estimam que somente a compra da Gimlet custou US$ 230 milhões.

O CEO do Spotify, Daniel Ek, também revelou o investimento de até US$ 500 milhões em conteúdos para podcast apenas em 2019. “Pretendemos nos aproximar desta estratégia em 2019, tanto para adquirir conteúdo exclusivo quanto para aumentar o investimento na produção de conteúdo interno”, afirmou a empresa em nota aos investidores.

A empresa reportou nesta quarta-feira que o número de usuários do aplicativo cresceu 29% no último trimestre de 2018, somando 207 milhões de contas. O número é superior ao esperado pela companhia, de 199 a 206 milhões de membros. Para todo o ano de 2019, o Spotify prevê entre 215 e 220 milhões de usuários ativos mensais e entre 97 e 100 milhões de assinantes do serviço premium.

Apesar do crescimento, a empresa registrou prejuízo de € 442 milhões no quarto trimestre de 2018, o equivalente a €  0,36 euro por ação, diminuindo as perdas em relação ao mesmo período de 2017, quando a companhia teve prejuízo de € 596 milhões, ou € 3,87 por ação.