A empresa SpaceX apresentou à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos um plano para realizar o primeiro voo de teste orbital não tripulado de seu novo foguete projetado para transportar passageiros e carga para a Lua, Marte e outros lugares.

O lançamento seria feito a partir de uma base da SpaceX no sul do Texas e, após girar em torno da Terra em um voo de 90 minutos, o foguete voltaria e pousaria de forma controlada no Pacífico, próximo ao Havaí, segundo notificação à FCC, uma agência com sede em Washington.

+ Google fornecerá serviços de computação em nuvem para SpaceX

A FCC deve dar sua autorização para a utilização de equipamentos de comunicação durante o voo, para o qual não há data prevista no plano, mas que, segundo fontes especializadas, será ainda durante 2021.

O foguete é feito de aço inoxidável e tem a altura de um prédio de 16 andares. A Starship ficará posicionada no topo do propulsor de 70 metros de altura. A Falcon 9 da SpaceX que transporta astronautas e carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) sob um contrato com a NASA, mede quase 120 metros.

A empresa Elon Musk realizou vários testes com protótipos da Nave Estelar e na semana passada conseguiu um pouso e recuperação com sucesso de um deles. De acordo com o plano apresentado à FCC, a queda “suave” no mar da Nave Estelar será de cerca de 100 quilômetros da costa de Kauai, uma das ilhas havaianas.