Mundo

SpaceX deve fazer história com 1ª tripulação civil em órbita

Crédito: Arquivo / Reuters

O lançamento é uma tentativa de colocar a primeira tripulação civil da história na órbita da Terra (Crédito: Arquivo / Reuters)

CABO CANAVERAL, EUA (Reuters) – O mais recente de uma lista de bilionários obcecados com o espaço deve decolar nesta quarta-feira com três cidadãos menos abastados para uma viagem a bordo da espaçonave SpaceX, uma tentativa de colocar a primeira tripulação civil da história na órbita da Terra.

O quarteto de viajantes espaciais amadores liderado por Jared Isaacman, fundador e executivo-chefe norte-americano da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments Inc, deveria partir às 20h locais (21h em Brasília) do Centro Espacial Kennedy no Cabo Canaveral, na Flórida.

+ Europa espacial não quer ‘espaço faroeste’ da Space X

Benji Reed, diretor sênior de voos espaciais humanos da SpaceX, disse aos repórteres no local na terça-feira que “tudo parecia ótimo” após um teste “estático” final dos motores na manhã de segunda-feira.



“Neste momento, o clima mostra uma tendência boa” para um lançamento no prazo, disse.

O voo, que não terá astronautas profissionais acompanhando os clientes pagantes da SpaceX, deve durar cerca de três dias entre a decolagem e o pouso no Atlântico.

Eles voarão a bordo da cápsula branca reluzente SpaceX Crew Dragon, batizada de Resilience, instalada no topo de um dos foguetes reutilizáveis Falcon 9 da empresa e equipada com um domo especial de observação, ao invés da portinhola de atracamento costumeira.

Isaacman, de 38 anos, pagou uma soma não revelada, mas que a revista Time estimou em 200 milhões de dólares, ao também bilionário e proprietário da SpaceX, Elon Musk, pelos quatro assentos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km