São Paulo vai iniciar a vacinação de pessoas entre 55 e 59 anos no dia 1° de julho. A expectativa é que a imunização de profissionais da educação, na faixa dos 18 a 46 anos, tenha início no dia 21 de julho.

Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (19) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

+ Fase de transição vai durar até dia 31; Plano SP volta ao normal em junho

Com o Instituto Butantan enfrentando problemas no recebimento de ingredientes para a produção da Coronavac, além de uma distribuição ainda incipiente das doses gerenciadas pelo Ministério da Saúde, o governo paulista diminuiu o ritmo de vacinação que vinha forte nos últimos 2 meses.

Hoje também foi anunciado que o estado vai iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades entre 40 e 44 anos no dia 28 de maio. Mais de 760 mil pessoas receberão uma dose da vacina. O público dos 45 aos 49 anos receberá uma dose da vacina no dia 21 de maio.

Cronograma de vacinação em SP atualizado
Cronograma de vacinação em SP atualizado (Crédito:Governo do Estado de São Paulo)

A meta agora é concluir a imunização das pessoas com comorbidades até o mês que vem.

“Para que esse cronograma seja seguido, precisamos que o Ministério da Saúde cumpra o seu calendário vacinal. Precisamos de ritmo de vacinação e esse ritmo de vacinação depende da compra de mais vacinas e da chegada de mais vacinas”, afirmou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Como saber se tenho comorbidade?

O Ministério da Saúde definiu algumas doenças que são consideradas comorbidades para que as pessoas possam receber vacina. É preciso levar um laudo, ou atestado médio, ao posto de vacinação:

Definição do Ministério da Saúde para definir comorbidades
Definição do Ministério da Saúde para definir comorbidades (Crédito:Governo do Estado de São Paulo)