Os valores de taxas de condomínio e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são um desafio na hora de alugar um imóvel. Em São Paulo, bairros da Zona Sul são os que concentram os maiores custos de condomínio e IPTU em comparação ao preço do aluguel, mostra levantamento do QuintoAndar.

O maior custo relativo é no Real Parque, onde o condomínio e o IPTU equivalem em média a 82% do preço do aluguel. Portal do Morumbi, Panamby, Morumbi e Vila Sônia aparecem na sequência, todos com taxas superiores a 80%.

Os bairros com menor custo relativo são Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa, Artur Alvim, Vila ré, na Zona Leste, e Jardim Brasil, na Zona Norte.

+ Bolsonaro entrega moradias no Ceará e diz que evento ‘não e de campanha’

Os preços de locação de imóveis ainda estão se recuperando das perdas provocadas pelo impacto da pandemia de Covid-19. Em média, os paulistanos gastam com condomínio e IPTU o equivalente a 35,14% do valor aluguel.

Os fatores que influenciam nos valores de aluguel e condomínio são diferentes. No caso do aluguel, procura e demanda são os principais fatores, seguidos por características do imóvel e estado de conservação.

No caso do condomínio, os gastos com funcionários, manutenção e conservação de áreas comuns, como elevadores, áreas de circulação, piscina e espaço gourmet definem o valor da taxa.