Giro

SP reduz intervalo da 2ª dose da Pfizer e AstraZeneca na ‘xepa’; veja o calendário

Crédito: Divulgação / Gov SP

Será possível se inscrever para acessar os imunizantes em caso de dose remanescente (Crédito: Divulgação / Gov SP)

As pessoas que já tomaram a primeira dose das vacinas contra Covid-19 da Pfizer e da Astrazeneca há 30 dias ou mais poderão adiantar a 2ª dose. A partir de segunda-feira (23), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista, será possível se inscrever para acessar os imunizantes em caso de dose remanescente, a conhecida “xepa”. Antes, esse prazo era de 60 dias.



“Hoje, quem tomou AstraZeneca e Pfizer deve aguardar um intervalo de 60 dias. A partir de segunda-feira já poderá se inscrever na xepa para um intervalo de 30 dias. A Coronavac continua com um intervalo de 15 dias”, explicou o prefeito da cidade, Ricardo Nunes.

A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. Cada unidade de saúde organiza uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.

+ Brasil tem 120 milhões de vacinados com ao menos uma dose contra a covid-19

Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.



Calendário

Nesta sexta-feira (20), a vacinação está disponível para adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Já durante este sábado (21), será feita a repescagem da vacinação nas 82 AMAs da capital.

Na segunda-feira (23), a Prefeitura de São Paulo anunciou a antecipação da vacinação antiCovid para os adolescentes de 12 a 15 anos de idade. Inicialmente, o grupo seria imunizado a partir do dia 26 de agosto.

Neste momento serão vacinados adolescentes com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas. São esperados 92.868 mil munícipes.

A prefeitura orienta ainda que o site De Olho na Fila exibe a movimentação de pessoas nesses locais, como forma de ajudar a evitar aglomerações. O pré-cadastro no Vacina Já também agiliza o tempo de atendimento nos postos.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?