Giro

SP prevê que número de mortos por coronavírus vai triplicar até 3 de maio

O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira, 22, projeção de que o Estado terá 3,2 mil mortes por coronavírus dentro de duas semanas, em 3 de maio, quando a doença deverá atingir seu pico. Dessa forma, o número de mortos seria multiplicado por três, dadas os atuais 1.093 casos fatais registrados no Estado.

“Nós esperamos, com a eficiência das nossas terapias, manter um número mais baixo de mortes, disse o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, durante apresentação dos dados, feita em uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes em que o governo estadual apresentou um conjunto de intenções para reabertura parcial do Estado a partir do dia 10 de maio, quando vence o atual decreto de quarentena. Essa projeção considera a taxa de contaminação atual.

Germann e o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência da covid-19, afirmaram que as medidas para incentivar o isolamento social no Estado têm dado resultado, uma vez que o crescimento de novos casos em São Paulo ocorre em taxas menores do o do Brasil e outros países.

“São Paulo conseguiu achatar a curva, não temos mais dúvida”, disse Uip.



Grande SP tem 74% dos leitos de UTI ocupados

Germann afirmou ainda que 74% dos leitos de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na Grande São Paulo estão ocupados, mas que essa ociosidade é maior no interior. No Estado, o índice é de 53% dos leitos ocupados.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, responsável pela rede de laboratórios que está fazendo testes para Covid-19, afirmou que a fila de espera para análise de exames, que já chegou a 20 mil amostras, foi zerada neste feriado, com chegada de kits para testes vindos da Coreia do Sul. A promessa é que, agora, os testes sejam feitos em 48 horas.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel