Economia

S&P Global reafirma rating ‘BBB’ do México e altera perspectiva para estável



A S&P Global Rating revisou a perspectiva estrutural do rating de longo prazo do México de negativa para estável. A agência também reafirmou a nota em moeda estrangeira em “BBB” e em moeda local em “BBB+”, ambos de longo prazo.

Em relatório, a instituição avalia que, apesar do choque global de preços e o crescente risco de recessão nos Estados Unidos, a execução “cautelosa” das políticas monetária e fiscal mexicanas deve continuar durante o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, o que manterá a dívida pública estabilizada.

Com o cenário de polarização política no Congresso, a S&P não espera a aprovação de legislações que possam pesar sobre o ambiente de negócios. “A perspectiva estável incorpora os complexos desafios fiscais na Petróleos Mexicanos e na Comissão Federal de Eletricidade, cautela na execução fiscal soberana, menos incerteza sobre a política energética e avanços na investimento do setor privado relacionado ao comércio”, avalia.

A agência prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) mexicano crescerá 1,7% este ano, 1,9% no próximo e 2,1% tanto em 2024 e em 2025. Já o PIB per capita deve subir a US$ 10 mil em 2022, mas a economia do país ainda não atingiu os níveis pré-pandemia, de acordo com a análise.