Na véspera do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio nacional, começam a vigorar as novas regras de funcionamento de bares, restaurantes e outros serviços. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo governador João Doria, que decidiu prorrogar por mais duas semanas a fase de transição do Plano SP. Essa é a segunda vez que a gestão Doria freia a saída desta fase e agora a previsão é de que ela dure até o dia 23 de maio.

O horário de funcionamento dos comércios e serviços foi ampliado em 1h, com duração das 6h às 21h, e houve mudança no início do toque de recolher, que começará às 21h e não mais às 20h.

+ Consumo em restaurantes e bares cai 34,2% com restrições em março, diz pesquisa

Nas próximas duas semanas, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos também foi ampliada e agora capacidade total poderá ser de 30%.

A ideia do governo paulista, com a prorrogação, é garantir que mais pessoas estejam vacinadas nos próximos dias antes do retorno à fase laranja do Plano SP e as restrições diminuam. Dosando a liberação das medidas, o governo espera manter a redução de casos e ocupação de leitos por covid-19 no estado, que caiu 11,3% nos últimos 30 dias.

O que funciona na fase de transição?

O que funciona na fase de transição com o horário ampliado