A agência de classificação de risco S&P Global rebaixou o rating em escala global da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) de CCC para CCC-, com perspectiva negativa. Em escala nacional, o rating foi cortado de brCCC para brCCC-.

A decisão acontece dois dias após a construtora anunciar que não honraria o pagamento de uma dívida de R$ 500 milhões com credores internacionais, cujo prazo venceu na terça-feira (24). Em comunicado, a S&P aponta aumento da probabilidade da Odebrecht fazer reestruturação da dívida, dada a complexidade da transação.

Já a perspectiva negativa refletiria a visão da agência de que a construtora pode dar calote, “o que nos faria rebaixar os ratings da companhia para D”.

Na terça-feira (24), a Odebrecht anunciou que vai usar parte dos 30 dias de carência a que teria direito antes de ser considerada inadimplente para concluir negociações de novo empréstimo com bancos, de até R$ 2,5 bilhões. O valor seria usado para pagar a dívida e honrar outros compromissos do grupo Odebrecht – que enfrenta grave crise desde que foi envolvido na Lava Jato. (Flavia Alemi – flavia.alemi@estadao.com)