Os executivos da brasileira Itautec que desembarcaram na semana passada na Alemanha para a maior feira de tecnologia do planeta, a Cebit, gostariam de beber champanhe em lugar de cerveja para comemorar o novo acordo com a megastore cultural francesa Fnac. Dias antes do embarque para a cidade de Hannover, o vice-presidente da Itautec, Gabriel Marão, anunciou um contrato de exportação para as lojas do cliente em território francês. A Itautec não venderá computadores. A negociação envolve um produto conhecido como Infomusic que permite ao consumidor escutar trechos de 20 segundos de qualquer CD cadastrado no estoque da Fnac. ?É um grande passo para a nossa tecnologia?, diz Marão. Na primeira parte do projeto, a Fnac irá instalar 1 000 pontos de escuta em suas 247 lojas espalhadas pelo território francês. O Infomusic já funciona nas lojas da empresa francesa em São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal e Suíça e a entrada na França faz parte da estratégia de expansão internacional da Itautec.

No Brasil, a parceria entre as duas empresas tem dezoito meses e surgiu da necessidade da Fnac em reduzir as filas dos pontos tradicionais de escuta de CDs. Junto com a Itautec, a megastore desenvolveu o Infomusic que transformou o simples ato de ouvir trechos do CD antes de comprá-lo em uma operação indepedente da presença de qualquer funcionário. O cliente só precisar pegar o item que deseja, levá-lo ao equipamento que faz a leitura do código de barras e ouvir de acordo com sua vontade. Desde o início da operação, a Fnac digitalizou 70 000 CDs do seu estoque, o equivalente a 800 000 faixas de músicas. ?Acertamos ao apostar nesse modelo?, diz Marco Aurelio Schella, diretor organizacional da Fnac Brasil. Graças ao Infomusic, as vendas de CDs cresceram 20%.

 

A Itautec utilizou a Fnac Brasil como seu laboratório para o Infomusic. Os resultados satisfatórios levaram ao desenvolvimento de uma versão para DVD?s. O Infomovie, lançado na semana passada na Cebit, tem o mesmo princípio do seu precursor e permite a visuali-
zação de trailers dos filmes ou shows do DVD. A estratégia da Itautec é disseminar esses dois equipamentos em todo o mercado brasileiro e europeu com a ajuda do contrato da Fnac. ?É uma tecnologia acessível para pequenos, médios e grandes empresas?, afirma Mauricio Guizelli, diretor de automação comercial da Itautec. O investimento em seis pontos de escuta do Infomusic ou do Infomovie é de
R$ 7 000 mais uma taxa anual para a atualização da base de dados que é feita
pela internet . Dessa maneira, a Itautec com a ajuda francesa quer ganhar o mundo.