O Carnaval baiano é célebre por ser um dos mais agitados do Brasil, com milhões de foliões se espremendo para curtir os trios elétricos nas avenidas de Salvador. Não muito distante dali, no resort Txai, o clima é exatamente o oposto. Fincado a poucos metros do mar de Itacaré — uma das praias mais lindas do País —, o hotel oferece pacotes de Carnaval (entre os dias 21 e 28 de fevereiro) para quem quer passar operíodo de folia bem longe da… folia.

Ali a dica é descansar, curtir o marzão verde-esmeralda de Itacaré, passear pelas trilhas em plena Mata Atlântica e aproveitar todo o luxo e conforto do resort. Inaugurado há 20 anos e considerado um dos primeiros hotéis boutique do Brasil, o Txai montou pacotes de quatro diárias para o casal com preços que vão de R$ 19.300 a R$ 32.300. Os valores incluem o traslado do aeroporto de Ilhéus até o hotel (ida e volta), pensão completa (café da manhã, almoço e jantar, sem bebidas) e gratuidade para uma criança de até 12 anos no mesmo quarto do casal. Espécie de ilha de sossego cercada de beleza por todos os lados, o resort tem de tudo para agradar aos felizardos hóspedes.

São trinta e oito bangalôs, distribuídos em 92 hectares — pouco mais da metade do Parque do Ibirapuera, em São Paulo — numa Área de Proteção Ambiental (APA), seis piscinas, dois restaurantes, espaço fitness, sala de jogos e quadras de tênis. Há, ainda, diversas trilhas no meio da mata, com diferentes níveis de dificuldade e pontos de parada para contemplar a fascinante natureza da região, conhecida como Costa do Cacau, pela grande produção do fruto. Aliás, uma das interessantes programações oferecidas pelo Txai fora das dependências do resort é a visita à Fazenda Vila Rosa, onde o viajante pode observar a transformação do cacau em chocolate e, claro, degustar deliciosos doces. E para quem gosta de um programa mais relaxante, o hotel conta com o SPA Shamash Healing, que oferece diversas opções de tratamentos estéticos, massagens e terapias orientais.

LUXO E CONFORTO Seja qual for a acomodação escolhida, o hóspede do Txai vai dispor de muito conforto e sofisticação. Mas nada se compara a se hospedar no Bangalô Premium, o maior e mais luxuoso do local — e o único que não permite criança. Com acesso exclusivo e vista privilegiadíssima, o bangalô de 70 metros quadrados foi construído sobre um deck de madeira suspenso, no alto do morro, e tem varanda e piscina privativas, de onde é possível admirar a Mata Atlântica intocada e o fabuloso mar de Itacaré. Seus hóspedes dispõem, ainda, de TV de 58 polegadas, home theater, máquina Nespresso e adega para até doze garrafas. Com tanto estilo, não é de se estranhar que o Txai seja um dos hotéis mais premiados do Brasil. Entre as honrarias já conquistadas pelo resort, estão o Best Water Side Hotel e o Best for Romance, ambos concedido pelo Condé Nast Luxury Hotel Guide, e o Certificado de Excelência, do Trip Advisor.

Uma das razões para todo esse sucesso, certamente, são os maravilhosos pratos servidos nos dois restaurantes do resort: o Orixás e o Praia. Ambos apresentam versões sofisticadas da culinária baiana, com chefs que mesclam a gastronomia regional com técnicas contemporâneas, sempre priorizando ingredientes locais, como peixes e frutos do mar, e frutas tipicamente brasileiras, como cacau, coco e graviola. Outro ponto digno de destaque são as ações sociais realizadas pelo hotel. O Instituto Companheiros do Txai, por exemplo, é formado por profissionais de agronomia e de biologia, que orientam os moradores das comunidades da região a preservar o meio ambiente, com técnicas de reciclagem, compostagem e tratamento de água e esgoto.
O resort realiza, ainda, o projeto Txaitaruga, que cuida da reprodução das tartarugas marinhas, ajudando a proteger os filhotes no período de desova. Depois de ver e de curtir tudo isso, é provável que nunca mais você queira passar o Carnaval correndo atrás do trio elétrico.