A Sony anunciou nesta quarta-feira (23) a transferência da sua base operacional do Reino Unido para a Holanda. Em comunicado, a empresa de tecnologia japonesa justificou a mudança pela hesitação e instabilidade quanto aos desfecho do Brexit e o futuro das relações comerciais no bloco europeu.

“Há muita incerteza em torno do Brexit”, disse o porta-voz da Sony, Takashi Lida, à CNN “É melhor se preparar para o caso de não se chegar a um acordo”, acrescentou.

O já complicado divórcio entre o Reino Unido e Europa tomou novas proporções na última semana com a rejeição pelo parlamento britânico do projeto de separação proposto pela primeira-ministra, Theresa May. Uma nova votação está marcada para o dia 29 de março.

A Panasonic também já havia anunciado, em agosto passado, a sua mudança de Londres para Amsterdã devido aos desdobramentos do Brexit. Desde o início do último ano, o governo do Japão alerta sobre a necessidade da saída do Reino Unido caso as empresas tenham redução na margem de lucro. Estima-se que mais de mil companhias japonesas tenham base Reino Unido, empregando mais de 140 mil pessoas.