Ciência

Somente uma cepa da variante Delta da covid-19 é “preocupante”, diz OMS

Crédito: AFP

Especialistas alertaram que o Reino Unido pode enfrentar uma terceira onda de casos devido à variante Delta (Crédito: AFP)

Apenas uma cepa da variante Delta da covid-19, detectada pela primeira vez na Índia, ainda é considerada “preocupante”, enquanto as outras duas foram rebaixadas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (1º).

A variante B.1.617, rebatizada de Delta e considerada parcialmente responsável pelo surto da pandemia na Índia, se espalhou para mais de 50 territórios, com três cepas diferentes.

Chinesa Sinopharm pode enviar mais de 1 bi de vacinas contra Covid ao exterior no 2º semestre

A OMS disse no mês passado que toda a variante era “preocupante”, mas nesta terça-feira esclareceu que apenas uma cepa deve ser considerada como tal.



“Tornou-se aparente que mais riscos para a saúde pública estão atualmente associados com a B.1.617.2, enquanto taxas de transmissão mais baixas foram observadas com as outras linhagens”, relatou a OMS em sua atualização epidemiológica semanal sobre a pandemia.

A B.1.617.2 permanece uma preocupação, junto com três outras variantes do vírus, consideradas mais perigosas do que a versão original porque são mais contagiosas, letais ou porque as vacinas podem não proteger contra elas.

A OMS atribuiu letras gregas na segunda-feira aos nomes científicos das diferentes variantes, como Alpha, Beta, Gamma ou Delta para o caso de B.1.617. O objetivo é evitar nomes “estigmatizantes e discriminatórios” para os países e territórios onde apareceram.

“Continuamos a ver um aumento acentuado da transmissibilidade e um número crescente de países com surtos ligados a esta variante”, afirma a OMS, que considera “prioritária” a realização de “novos estudos” sobre o seu impacto.

Uma nova variante híbrida, relatada pelas autoridades de saúde vietnamitas no sábado, parece ser uma variante da Delta, disse a Dra. Maria Van Kerkhove, gerente técnica da luta contra a covid-19 na organização nesta terça-feira.

“Sabemos que a B.1.617.2, da variante Delta, aumentou a transmissibilidade, o que significa que pode se espalhar mais facilmente entre as pessoas”, frisou.

A cepa B.1.617.1 foi rebaixada para a categoria de “variante de interesse” e foi denominada Kappa.

Com relação a B.1.617.3, a OMS não a considera mais interessante e não lhe atribuiu uma letra grega.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose aztrazeneca coágulos Fiocruz BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas combinação de vacinas como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação duas doses efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas imunizantes brasil Índia Johnson & Johnson coágulos suspensão moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? pets hospedeiros Pfizer pfizer 3ª dose pfizer dose de reforço pfizer terceira dose pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi segunda dose site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação drive-thru vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros variante da índia variante da Tanzânia variante delta variante indiana variante riscos