Mundo

Soldado israelense atirou deliberadamente em repórter da Al Jazeera, diz autoridade palestina

Soldado israelense atirou deliberadamente em repórter da Al Jazeera, diz autoridade palestina

Foto da jornalista Shireen Abu Akleh morta a tiros durante uma operação de Israel na Cisjordânia



Por Ali Sawafta

RAMALLAH, Cisjordânia (Reuters) – A Procuradoria-Geral palestina afirmou nesta quinta-feira que sua investigação sobre o assassinato da jornalista Shireen Abu Akleh, da emissora Al Jazeera, mostrou que ela foi baleada por um soldado israelense em um “assassinato deliberado”.

Israel negou a acusação e disse que continua suas próprias investigações sobre a morte de Abu Akleh, que morreu em 11 de maio enquanto cobria uma operação militar israelense na cidade de Jenin, na Cisjordânia ocupada.

+ O que se sabe sobre o assassinato de jornalista na Palestina



O Exército israelense havia dito anteriormente que a jornalista poderia ter sido baleada acidentalmente por um de seus soldados ou por um militante palestino em uma troca de tiros.

O procurador-geral palestino, Akram Al-Khatib, disse a repórteres que seu inquérito mostrou que não havia militantes próximos a Abu Akleh quando ela morreu.

“A única fonte de fogo naquele local veio das forças de ocupação com a intenção de matar”, afirmou Al-Khatib, referindo-se às Forças de Defesa de Israel.


Ele acrescentou que Abu Akleh, que estava usando um capacete e um colete à prova de balas que claramente a marcava como jornalista, tentou fugir com alguns colegas repórteres quando os primeiros tiros foram disparados. “Isso representa um crime de guerra”, disse Al-Khatib.

A rede de TV Al Jazeera, do Catar, afirmou que levará o assassinato ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

O ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, rejeitou as conclusões.

“Qualquer alegação de que as Forças de Defesa de Israel ferem intencionalmente jornalistas ou civis não envolvidos é uma mentira descarada”, escreveu ele no Twitter.

(Reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4P11J-BASEIMAGE