Agronegócio

Soja: plantio atinge 12,4% da área em Mato Grosso do Sul

São Paulo, 22 – O plantio da safra de soja 2019/20 em Mato Grosso do Sul atinge 12,4% da área projetada, segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS), da Federação de Agricultura do Estado (Famasul). Da oleaginosa a ser produzida, 28% foram comercializados até 14 de outubro, de acordo com levantamento da Granos Corretora. O porcentual está um ponto porcentual à frente de igual período da safra 2018/19. Já as vendas de milho segunda safra 2019 representam 61,25% da produção, 2 p.p. acima da safra passada.

Em nota, a analista técnica do Sistema Famasul, Tamiris Azoia, disse que o cultivo segue atrasado em relação ao ano anterior, devido à demora no início das chuvas. “A abertura do período de plantio foi caracterizada pela estiagem que se estendeu durante todo mês de setembro. Diante deste fato, a grande maioria dos produtores postergou o plantio à espera de melhores condições climáticas para a semeadura da cultura, que tem se normalizado apenas agora, em meados de outubro”, afirma.

A perspectiva para a safra de soja 2019/2020 é de um aumento de 6% na área com a oleaginosa, para 3,1 milhões de hectares, com uma produção de 9,9 milhões de toneladas e produtividade média de 52 sacas por hectare.