São Paulo, 02 – A colheita da safra 2017/18 de soja no Brasil atingiu 6,4% da área plantada no Brasil na quinta-feira (1º), atrás dos 10,1% do ano passado e levemente acima dos 6,3% da média de cinco anos, apontou a AgRural, em levantamento semanal.

Conforme a consultoria, Mato Grosso tem 20,5% da área colhida. “Os trabalhos, entretanto, perderam um pouco do fôlego devido às chuvas registradas nos últimos dias”, disse a consultoria. “Apesar dos grandes volumes recebidos em algumas regiões, a maioria dos produtores conseguiu manter as máquinas em campo porque as chuvas foram intercaladas por aberturas de sol.” Segundo a AgRural, não há relatos de perdas por excesso de umidade. “As precipitações ainda podem atrapalhar a colheita nos próximos dias, mas os volumes mostrados nas previsões são menores que os apurados nesta semana.”

No restante do País, a colheita alcançou 12% em Rondônia, 4% em Goiás, 2% no Pará, 1,8% em São Paulo, 1,4% em Mato Grosso do Sul, 1% na Bahia, 0,9% em Minas Gerais, 0,5% no Paraná e 0,3% em Santa Catarina. Em relação a igual período do ano passado, há atraso em todos os Estados citados, exceto o Pará. Todavia, de acordo com a AgRural, os atrasos não são expressivos e não ameaçam a produtividade. Para Rio Grande do Sul e Matopiba, onde o rendimento se define em fevereiro, a expectativa para os próximos 15 dias é de condições climáticas favoráveis ao enchimento de grãos, conforme a consultoria.