Ciência

Software calcula risco de morte de pacientes com covid-19

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

O sistema chega a ter 90% de precisão no cálculo de risco (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)



Um grupo de desenvolvedores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, criou um software de inteligência artificial que pode calcular o risco de morte de pacientes com covid-19 usando dados de saúde com 90% de precisão.

Os pesquisadores alimentaram um programa de computador com dados de saúde de 3.944 pacientes dinamarqueses que tiveram a doença. Com essas informações, eles treinaram o sistema para procurar padrões e determinar os fatores de risco.

+ Anvisa aprova abertura de regulamentação para vacinas do acordo Covax

Em ordem de prioridade são: IMC, idade, hipertensão, ser do sexo masculino, doenças neurológicas, asma, diabetes e doenças cardíacas. Segundo o estudo, publicado na revista Scientific Reports, o grupo com maior risco de morrer com a doença são homens brancos, com sobrepeso, idosos e com pressão alta.




O principal autor do projeto, Mads Nielsen, explicou que, com os dados, deve ser possível prever a necessidade de respiradores com cinco dias de antecedência. Além disso, a nova ferramenta pode ajudar as autoridades de saúde a determinar quem deve estar na frente na fila da vacinação.