A japonesa SoftBank anunciou nesta segunda-feira (12) a projeção de vender US$ 21 bilhões (R$ 78,7 bilhões) em ações com a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) da sua unidade de telecomunicação móvel. Segundo a CNN, este seria o maior IPO do mundo, desde que a Alibaba estreou na bolsa de valores, em 2014, com US$ 25 bilhões.

As ações serão negociadas na bolsa de valores de Tóquio em 19 de dezembro. A SoftBank já havia anunciado no início de 2018 a intenção de abrir o mercado, mas nunca divulgou a projeção de lucros.

O IPO integra a estratégia do CEO Masa Son para reposicionar a empresa como um investidor global em tecnologia. A manobra dividirá o SoftBank em dois segmentos: um para os investimentos em comunicação móvel e outro para tecnologia.

Son ganhou destaque no empreendedorismo tecnológico com o lançamento do Vision Fund, em 2016, com foco em startups. Quase metade do investimento de US$ 93 bilhões foi sustentado pelo fundo soberano da Arábia Saudita. O SoftBank também investiu em grandes empresas, como a Uber e a sua rival chinesa, Didi Chuxing.

A empresa ainda poderá disponibilizar mais US$ 2,1 bilhões em ações caso haja uma grande demanda dos investidores. Com esse extra, o IPO da SoftBank pode ultrapassar US$ 23 bilhões.

A esse preço, o IPO valorizaria a divisão móvel em US$ 63 bilhões. O SoftBank ainda terá pelo menos 60% dos negócios após a abertura.