As declarações machistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, seguem tendo repercussão. Na tarde deste sábado (5), a Sociedade Ucraniana do Brasil (Subras) repudiou e classificou como repugnantes os áudios em que o parlamentar  diz que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

“Trata-se de um ato de desrespeito e ataque às mulheres. Ele ofende não só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diversas frentes em diferentes épocas. Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano”, criticou a entidade em nota. A entidade também cobrou “respostas sobre tal atitude” que, segundo a instituição, “não deve ter espaço na vida pública”.

+ Políticos do Podemos pedem cabeça de Arthur do Val Após áudio sobre refugiadas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também repudiou “com veemência” a fala do parlamentar. O presidente da Casa Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), acrescentou ainda que a conduta do deputado será tratada “com rigor e seriedade” pelas esferas de investigação do Parlamento.

Já o encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou como “inaceitáveis” as declarações do deputado sobre mulheres ucranianas. “Os comentários são inaceitáveis, dessa natureza são inaceitáveis”, disse Tkach.

Mais cedo o parlamentar confirmou que o áudio era dela e pediu desculpas pelas declarações. Além disso, ele retirou sua pré-candidatura para o governo do Estado de São Paulo.