Giro

Sobreviventes de Covid-19 tendem a sofrer de “doenças cerebrais”, diz estudo

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Os pesquisadores descobriram que 34% dos sobreviventes foram diagnosticados com problemas neurológicos ou psicológicos ate seis meses da recuperação (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Lancet Psychiatry, uma em cada três pessoas que se recuperam de Covid-19 tende a ter uma doença cerebral, mas há uma forte possibilidade de que todas as três tenham distúrbios psicológicos.

Os pesquisadores descobriram que 34% dos sobreviventes foram diagnosticados com problemas neurológicos ou psicológicos, dentro de seis meses de sua recuperação. Ansiedade, com 17%, foi o diagnóstico mais comum, seguido pelos transtornos de humor, que ocorreram em 14% dos estudados.

+ SUS começa a imunizar contra a gripe na segunda, 12; veja quem pode ser vacinado

Além disso, um em cada 50 pacientes teve um acidente vascular cerebral isquêmico, ou seja, coágulos sanguíneos que afetam o cérebro. Principalmente em quem está internado e intubado, já que a falta de oxigênio no cérebro influencia nisso.

“Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e transtornos psiquiátricos são mais comuns após o COVID-19 do que após a gripe ou outras infecções respiratórias”, observam os pesquisadores da Universidade de Oxford no estudo.

Eles explicam que essas doenças e distúrbios são mais fortes em pacientes hospitalizados, mas ainda são comuns naqueles que foram tratados apenas em regime ambulatorial. Ressalta-se que, de acordo com os resultados do estudo, as complicações psicológicas são mais comuns do que as neurológicas.

Esta investigação é considerada uma das maiores realizadas até o momento, na qual foram analisados ​​os prontuários de 236.000 pacientes portadores de Covid-19, principalmente dos Estados Unidos.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel