Em tempos de internet discada e fitas de vídeos, havia uma marca que dominava um mercado que hoje já não existe mais, o de aluguel de filmes. A Blockbuster chegou a ter 9 mil lojas, porém, no universo dos serviços de streaming e internet de alta velocidade, alugar dvd’s e blu-ray é uma atividade tanto anacrônica quanto não lucrativa.

Por esses motivos, hoje a rede de locadoras tem apenas uma loja sobrando no planeta, e ela fica na cidade de Bend, no estado norte-americano do Oregon. Ela se tornou a única no mundo após a última unidade da rede na Austrália, na cidade de Morley, anunciar que encerrará suas atividades até o final do mês de março – afinal, ainda há filmes para serem devolvidos. A partir de 8 de março, os produtos da loja serão vendidos para nostálgicos.

“Nós recebemos clientes o tempo todo pedindo que não fechássemos, pois eles ainda desfrutam da experiência e do serviço que oferecemos”, disse a proprietária da loja, Lyn Borszeky, para a Australian Associated Press.

Para sobreviver, a última Blockbuster do planeta se transformou em uma espécie de museu da nostalgia de um passado não tão distante, atraindo turistas e vendendo até mesmo cervejas artesanais.