O problema não é o estádio, mas a rede hoteleira. Na África do Sul, o jogo de estreia teve 50 chefes de Estado, com equipes de segurança e assessores. Vai ser difícil também tirar o jogo do Morumbi: o estudo de mobilidade urbana levou sete meses. Se o local mudar, tem que começar tudo de novo, com o risco de atrasar o cronograma para a Copa das Confederações, em 2013. 

 

61.jpg

 

 

 

Transnordestina


Lula na fábrica

 

Depois de dois cancelamentos, o presidente Lula quer visitar até o fim do mês a fábrica de dormentes de concreto e a usina de brita da CSN e da Odebrecht, montadas em Salgueiro (PE), para a ferrovia Transordestina. Em março, o presidente descobriu na última hora que a obra andava mal, cancelou a viagem e reclamou em público. Agora, só depende de conciliar a agenda presidencial com a da candidata Dilma Rousseff.

 

 

63.jpg

 

 

 

 

Motos


Boi na linha

 

Criada em maio de 2009 para socorrer o mercado de motocicletas da crise, a linha de crédito com R$ 100 milhões em recursos do FAT ainda não emprestou um centavo. As empresas de motofrete se queixam da burocracia da Caixa, responsável pelo repasse dos recursos.

 

 

 

 

Wikileaks


Guerra do algodão

 

Além de revelar segredos de defesa dos Estados Unidos na semana passada, considerados “crimes de guerra”,  os documentos vazados pelo site WikiLeaks mostram detalhes secretos da disputa na OMC em torno dos subsídios do algodão. Um relatório do Congresso americano já alertava para o risco de o Brasil conquistar o direito de retaliar produtos e propriedade intelectual, como ocorreu recentemente.

 

 

65.jpg

 

 

 

Habitação


Troca de ideias

 

O governo ganhou mais uma razão para aprovar o aluguel social, que subsidia moradia a famílias pobres. O secretário de Desenvolvimento Urbano dos EUA, Shaun Donovan, vem ao País em novembro para trazer a experiência americana, onde o aluguel social é pago a dois milhões de famílias. De quebra, conhecerá o Minha Casa Minha Vida.

 

 

64.jpg

 

 

 

 

Cena do Planalto


Esforço concentrado

 

Em plena campanha, senadores fazem esforço para liberar a pauta e voltar correndo para seus Estados. No primeiro dia, terça-feira 3, saíram empréstimos para Estados, ampliação da licença-maternidade e algumas nomeações. O próximo “esforço” será no fim do mês. Até as eleições, são seis dias de trabalho. Mas o salário, de R$ 16,5 mil por mês, continua integral. 

 

 

62.jpg

 

 

 


Com Guilherme Queiroz e Rodolfo Borges