Só 0,01% dos norte-americanos, totalmente vacinados contra a Covid-19, foram infetados com o novo coronavírus entre janeiro e abril deste ano, de acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

EUA investigam casos de inflamação do coração após vacina contra Covid-19

A taxa residual de infeção comprova, segundo as autoridades de saúde dos EUA, a eficácia das vacinas que, no período deste estudo, chegou a mais de 101 milhões de norte-americanos.

O CDC identificou um total de 10.262 infeções em indivíduos que tinham tomado a segunda dose da vacina da Pfizer-BioNTech, da Moderna ou da Johnson & Johnson há, pelo menos, 14 dias. Do número total, 63% dos casos identificados em pessoas que já tinham completado o processo de imunização ocorreram em mulheres. Já a idade média dos doentes fixou-se nos 58 anos.

Por sua vez, 27% dos casos de infeção identificados no âmbito deste estudo foram assintomáticos, enquanto 7% dos pacientes foram hospitalizados por motivos relacionados com a Covid-19. Apenas 1% dos indivíduos que contraíram a doença, apesar de vacinados, morreram por causa do novo coronavírus.