Depois de um semestre de queda livre, o Snapchat finalmente conseguiu controlar a debandada de usuários. Nesta terça-feira (5), a rede social de fotos e vídeos afirmou que manteve 186 milhões de contas ativas no último trimestre do ano passado, o mesmo resultado do período anterior. O empate agradou Wall Street e as ações do aplicativo valorizaram 20% nesta semana.

O número é inferior aos 191 milhões de usuários do último trimestre de 2017, mas mesmo assim é melhor do que os executivos estavam prevendo. Em outubro do ano passado, a companhia chegou a afirmar aos investidores que aguardava mais um tombo no número de usuários.

O resultado positivo deu um novo ânimo para o Snapchat. Em conferência com analistas e investidores, a CFO interina do aplicativo, Lara Sweet, disse que a empresa está “cautelosamente otimista”, pois acredita que não terá um novo declínio nos três primeiros meses de 2019.

Enquanto o número de contas ficou estacionado, a empresa conseguiu lucrar mais em cima dos usuários restantes. A receita do Snapchat no último trimestre bateu recorde de US$ 390 milhões, 36% acima do mesmo período do ano passado e muito além do estimado pelos investidores. Ao todo, o aplicativo rendeu US$ 1,1 bilhão no ano passado.

“Em 2018, nos concentramos em construir uma fundação para expandir os negócios a longo prazo, impulsionando a inovação de produtos sustentáveis, ampliando nossa plataforma de publicidade e contratando a equipe de liderança que nos ajudará a alcançar nossas metas futuras”, disse o CEO Evan Spiegel.