Smartphones: Apple volta ao topo, Samsung cai para segundo e Xiaomi fica mais longe

A boa atuação da Apple neste trimestre tem como base as vendas do iPhone 13 e de uma gestão dos seus estoques. (Crédito: Pexels)
O mercado dos smartphones tem sofrido com a escassez de componentes e de materiais, tal como toda a indústria mundial. Isso tem condicionado as ofertas e o acesso aos smartphones, em especial no que toca aos modelos mais básicos.
Os dados agora apresentados pela Canalys, conhecida por sua pesquisa em canais de tecnologia e smartphones, referentes ao último trimestre de 2021, mostram que há grandes alterações no mercado dos smartphones. Este é normalmente dominado pela Samsung e tem tido a Apple e a Xiaomi a lutar pelo segundo e terceiro lugar.
+ Vendas de smartphones 5G da China aumentam 63,5% em 2021
No entanto, no 4.º trimestre de 2021, temos a Apple dominando o mercado com 22%. Na segunda posição vem agora a Samsung, que desce dos 20%. A marca coreana dominou os 9 meses anteriores e perde agora o topo da lista. O resto do top 5 é composto pela Xiaomi, com 12%, a Oppo, com 10%, e a Vivo com 9%.
A boa atuação da Apple neste trimestre tem como base as vendas do iPhone 13 e de uma gestão dos seus estoques. Ao dirigir a sua produção para este modelo, conseguiu garantir as vendas, em especial na China, sustentada com ajustes de preços neste mesmo mercado.
Algo que os analistas da Canalys destacam é o impacto que a falta de componentes teve neste mercado. Houve uma necessidade das marcas em concentrar a produção nos modelos top de linha, diminuindo a oferta nas propostas mais baratas, que representam por norma um valor elevado das vendas.
Os fabricantes já estão reagindo e procurando alternativas, em especial no SoC, um dos componentes essenciais nos smartphones. Resta saber como o mercado atuará nos próximos meses. As marcas Android, em especial a Samsung e a Xiaomi, vão apresentar novos modelos, animando o mercado e aumentando as vendas. No entanto, a escassez de materiais vai continuar e as vendas devem permanecer abaixo do esperado, dando assim destaque à Apple.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
5G Academia Chinesa de Informação e Comunicações CAICT China Telecom China Unicom compra de smartphones compra de smartphones 5G Galaxy S21 FE Galaxy S22 maiores operadoras da China mobile número total de usuários de smartphones operadoras da China operadoras de telecomunicações redes 5g redes 5G na China S22 Samsung samsung a01 samsung a10 samsung a12 samsung a20 preço samsung a21s samsung a32 samsung celular samsung galaxy samsung galaxy a10 samsung galaxy m31 samsung galaxy s21 plus samsung galaxy s9 Samsung Galaxy Unpacked samsung galaxy watch 4 samsung loja samsung m21 samsung m31 samsung m31 preço samsung notebook samsung s10 samsung s20 samsung s20 fe snapdragon samsung s21 Samsung S21 FE samsung s21 preço Samsung S22 samsung tab s6 samsung tab s6 lite samsung tu8000 samsung unpacked samsung z flip samsung z flip 3 samsung z fold 2 samsung z fold 3 sansung score serasa site do itaú smart tv samsung smartphones smartphones 5G smartphones 5G da China telecomunicações terminais 5G Updated usuários de smartphones vendas de smartphones