A marca da segunda dose das vacinas contra a covid-19 serão informadas na cidade de São Paulo a partir desta sexta-feira (30). A consulta está disponível no site De Olho na Fila e pretende facilitar a busca pelo mesmo imunizante da primeira aplicação.

A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Edson Aparecido, na última segunda-feira. Segundo o secretário, são vacinados até 80 mil pessoas por dia na capital paulista e nem sempre é possível encontrar o mesmo imunizante da primeira dose nos postos de saúde. Há 216 mil pessoas atrasadas para a segunda dose na cidade.

+ Certificado de vacinação da covid-19: como tirar o ‘passaporte da vacina’

+ Biden quer recompensa financeira por vacinação e impõe novas regras para servidores federais

Segundo a prefeitura, a iniciativa não irá estimular a escolha de fabricantes de vacina, já que é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação para comprovar a necessidade da segunda dose, que será do mesmo fabricante da primeira.

Sancionada na última terça-feira (27), uma lei municipal deixa no fim da fila a pessoa que se recusar a tomar algum imunizante específico contra a covid-19. A regra também vale para quem está na fila da xepa (sobras das vacinas).

Nesta sexta-feira (30), a cidade de São Paulo começa a imunização de pessoas com 28 anos. No sábado (31), o foco é em aplicação de segundas doses.