Em um período de isolamento e restrições para evitar a contaminação com o coronavírus, alguns trabalhadores acabaram sem emprego ou sem clientes para os seus negócios. Se a saída para que as coisas não piorem é emprestar dinheiro em bancos, é importantíssimo pesquisar as melhores opções previamente. Para isso, o Banco Central (BC) mantém uma seção em seu site com as taxas médias de juros dos principais bancos que atuam no País.

Para consultar essas taxas é bem simples. Acompanhe aqui como chegar até lá.

1 – Entre no site do Banco Central pelo endereço www.bcb.gov.br.

Reprodução site do Banco Central

2 – Na seção “Serviços”, na área central da home do BC, clique em “Mais serviços” na parte inferior desta área.

3- Na nova página, será necessário clicar no ícone da primeira coluna da esquerda com a descrição “Juros praticados pelas instituições”

Serviços Banco Central

4 – Agora basta clicar na modalidade de crédito que você está interessado. As alíquotas são referentes ao período de contratação disposto no início da lista. A tabela apresenta tanto a taxa mensal como a anual.

Segundo o BC, esses resultados são médias e “em uma mesma modalidade, as taxas de juros diferem entre clientes de uma mesma instituição financeira e variam de acordo com diversos fatores de risco envolvidos nas operações”.

A autoridade monetária esclarece que os juros podem variar para cada contratante de acordo com alguns pontos como “o valor e a qualidade das garantias apresentadas na contratação do crédito, o valor do pagamento dado como entrada da operação, o histórico e a situação cadastral de cada cliente, o prazo da operação, entre outros”.

O BC complementa que alguns bancos não estão na lista por “não terem realizado operações de crédito nas respectivas modalidades nos períodos referidos ou por não terem prestado as informações requeridas pelo Banco Central do Brasil no prazo previsto pela legislação em vigor”.