Um site de buscas na internet quer desafiar a hegemonia do Google e se colocar como uma opção interativa para as pessoas realizarem pesquisas sobre vários assuntos. O You.com usa o ranqueamento sem invadir o espaço dos utilizadores com spams e propaganda e apresenta o resultado das pesquisas em formato horizontal e com cartões, separando os blocos entre links sem imagens, artigos, páginas relacionadas, imagens, entre outros.

O site foi criado por ex-funcionários da Salesforce e está no formato beta, ou seja, ainda é experimental e passa por melhorias constantes. Além dos caminhos normais que o Google e o Bing (Microsoft) também utilizam, o You colhe informações em redes sociais como Twitter, TikTok, Reddit e LinkedIn.

+ Suprema Corte britânica bloqueia ação coletiva de US$4,3 bi contra Google

O You utiliza pequenas janelas horizontais para apresentar as buscas
O You utiliza pequenas janelas horizontais para apresentar as buscas (Crédito:Reprodução)

Para não se limitar aos algoritmos, o site também oferece aos usuários a possibilidade de classificar o conteúdo das buscas, ajudando a refinar o resultado das próximas pesquisas envolvendo aquele termo.

Segundo o TechCrunch, Richard Socher, ex-chefe na Salesforce, iniciou o projeto no ano passado e anunciou nesta terça-feira (9) um investimento inicial de US$ 20 milhões.