O site MyHeritage, um dos mais famosos para a criar sua árvore genealógica, lança um novo recurso chamado “Nostalgia Profunda”, que permite aos usuários animar fotos antigas. Utilizando o sistema de inteligência artificial, a função captura as emoções das pessoas nas fotos e faz um arquivo gif (animação) por algoritmos.

No mesmo estilo dos quadros que se mexiam na franquia de filmes Harry Potter, o recurso adiciona olhos piscando e rostos se inclinando. A novidade tem como objetivo impulsionar inscrições no site para os outros serviços pagos. Inclusive, a marca também é famosa por vender testes de DNA.

+ Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até julho de 2022

O teste da função é gratuito no site, mas o usuário precisa fornecer seu endereço de e-mail para receber o gif e concordar com os termos do site. De acordo com o TechCruch, o recurso de animação facial é alimentado pela empresa israelense D-ID.

No entanto, a função tem levantado questionamentos sobre a segurança de dados dos usuários, já que isso gera uma venda cruzada de dados para os testes de DNA da empresa. Além disso, em 2018, um banco de dados da plataforma foi hackeado e vendido na deep web.

Outro ponto de preocupação das autoridades em relação ao sistema é a capacidade de criação de deep fakery. A tecnologia é usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um vídeo, o que pode ser facilitada com o recurso de animação.