Ciência

Qual é a duração do dia em Vênus, o mais longo do Sistema Solar?

Crédito: Reprodução/NASA

O estudo descobriu que uma rotação venusiana leva 243,0226 dias terrestres e faz uma órbita completa ao redor do Sol em 225 dias terrestres. (Crédito: Reprodução/NASA)

Dados obtidos por ondas de rádio ricocheteado em Vênus estão fornecendo novas pistas sobre o vizinho planetário mais próximo da Terra, incluindo um cálculo preciso sobre o comprimento de seu dia

O estudo também mediu a inclinação do eixo venusiano e o tamanho do núcleo do planeta, permitindo uma compreensão mais profunda de um mundo enigmático às vezes descrito como o “gêmeo do mal” da Terra.

+ Parker Solar se torna a nave espacial mais rápida de todos os tempos

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que leva para fazer uma rotação em seu eixo – de qualquer planeta em nosso Sistema Solar, embora houvesse discrepâncias em cálculos anteriores.

O estudo descobriu que uma rotação venusiana leva 243,0226 dias terrestres e faz uma órbita completa ao redor do Sol em 225 dias terrestres.

Os pesquisadores transmitiram ondas de rádio para Vênus 21 vezes entre 2006 e 2020. Os novos dados mostraram que o núcleo planetário venusiano tem um diâmetro de cerca de 7.000 quilômetros, comparável ao da Terra. As estimativas anteriores foram baseadas mais em modelos de computador do que em dados observacionais.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Da mesma forma, Vênus gira em seu eixo quase reto – o que implica que não tem estações reconhecíveis – enquanto a Terra está inclinada. O estudo calculou que Vênus tem uma inclinação de cerca de 2,64 graus, por 23,5 na Terra.

Vênus, o segundo planeta do Sol, é semelhante em estrutura, mas um pouco menor que a Terra, com um diâmetro de cerca de 12.000 quilômetros. Possui uma atmosfera densa e tóxica, consistindo principalmente de dióxido de carbono, com nuvens de gotículas de ácido sulfúrico. O grande efeito estufa que produz faz com que a temperatura de sua superfície atinja 471 graus Celsius, o suficiente para derreter o chumbo.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel