Ciência

Qual é a duração do dia em Vênus, o mais longo do Sistema Solar?

Crédito: Reprodução/NASA

O estudo descobriu que uma rotação venusiana leva 243,0226 dias terrestres e faz uma órbita completa ao redor do Sol em 225 dias terrestres. (Crédito: Reprodução/NASA)

Dados obtidos por ondas de rádio ricocheteado em Vênus estão fornecendo novas pistas sobre o vizinho planetário mais próximo da Terra, incluindo um cálculo preciso sobre o comprimento de seu dia

O estudo também mediu a inclinação do eixo venusiano e o tamanho do núcleo do planeta, permitindo uma compreensão mais profunda de um mundo enigmático às vezes descrito como o “gêmeo do mal” da Terra.

+ Parker Solar se torna a nave espacial mais rápida de todos os tempos

Já se sabia que Vênus tem o dia mais longo – o tempo que leva para fazer uma rotação em seu eixo – de qualquer planeta em nosso Sistema Solar, embora houvesse discrepâncias em cálculos anteriores.



O estudo descobriu que uma rotação venusiana leva 243,0226 dias terrestres e faz uma órbita completa ao redor do Sol em 225 dias terrestres.

Os pesquisadores transmitiram ondas de rádio para Vênus 21 vezes entre 2006 e 2020. Os novos dados mostraram que o núcleo planetário venusiano tem um diâmetro de cerca de 7.000 quilômetros, comparável ao da Terra. As estimativas anteriores foram baseadas mais em modelos de computador do que em dados observacionais.

Da mesma forma, Vênus gira em seu eixo quase reto – o que implica que não tem estações reconhecíveis – enquanto a Terra está inclinada. O estudo calculou que Vênus tem uma inclinação de cerca de 2,64 graus, por 23,5 na Terra.

Vênus, o segundo planeta do Sol, é semelhante em estrutura, mas um pouco menor que a Terra, com um diâmetro de cerca de 12.000 quilômetros. Possui uma atmosfera densa e tóxica, consistindo principalmente de dióxido de carbono, com nuvens de gotículas de ácido sulfúrico. O grande efeito estufa que produz faz com que a temperatura de sua superfície atinja 471 graus Celsius, o suficiente para derreter o chumbo.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km