O Sistema de Valores a Receber (SVR) terá uma nova fase a partir de 2 de maio, informou o Banco Central. Serão sete novas situações em que os brasileiros podem consultar e reaver dinheiro esquecido em bancos.

A segunda etapa inclui quem já resgatou alguma quantia e também quem ainda não tinha dinheiro na primeira. A nova fase, ainda sem calendário divulgado, inclui valores a receber relativos às seguintes situações:

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1 – Tarifas cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
2 – Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas;
3 – Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
4 – Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
5 – Entidades em liquidação extrajudicial;
6 – FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
7 – FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).

Atualmente, o calendário do sistema prevê uma repescagem aos saques da primeira fase, que irão até 16 de abril. Nesta situação, o BC permite o resgate do dinheiro relativo a:

1 – Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
2 – Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
3 – Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
4 – Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
5 – Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

Como consultar e resgatar dinheiro no Sistema de Valores a Receber 

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade.

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

– “Solicitar por aqui”: para devolução do valor pelo Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

– “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.