O fundador da Boring Company – entre outras empresas, como a Tesla e SpaceX -, Elon Musk, anunciou neste domingo (21) a abertura ao público de um túnel de trânsito rápido sob Los Angeles no dia 10 de dezembro.

Denominada de Loop, a estrutura de aproximadamente 3,2 quilômetros está sendo montada entre a região central e Torrance. O sistema fará o transporte de pessoas em uma plataforma elétrica, com capacidade para 16 passageiros, em uma velocidade de até 240 quilômetros por hora.

O túnel percorre um pequeno trecho da propriedade da SpaceX ao norte até a 120th Street, depois a oeste abaixo de 120th.

O complexo ainda será composto por elevadores para levar a plataforma para a superfície. Depois de pronto, o sistema empregaria uma série de túneis, dispostos em camadas e em várias direções, com segmentos menores servindo como rampas de acesso subterrâneas. As entradas dos elevadores podem chegar diretamente aos locais da rua, casas ou prédios.

O sistema Loop distingue-se dos projetos Hyperloop, de maior alcance. Neste último sistema, o ar é sugado pelos túneis, que permite que os veículos de transporte ultrapassem 965 quilômetros por hora.

A tecnologia Hyperloop também é elogiada pela Virgin Hyperloop One, de Richard Branson. e pela Hyperloop Transportation Technologies (Hyperloop TT).