Tecnologia

Sistema de controle de trânsito da Alibaba revoluciona cidade sede da companhia

Ele é capaz de diminuir o tempo de viagem dentro da cidade, além de ter ajudado bombeiros e ambulâncias a chegarem mais rápido em locais com ocorrências

Sistema de controle de trânsito da Alibaba revoluciona cidade sede da companhia

O trânsito da cidade de Hangzhou costumava ter um dos piores da China. No ranking do país, ficava no top-5 das mais congestionadas. Hoje, porém, ela está na posição 57 graças a Alibaba, gigante da internet que nasceu e tem sua sede no local, e desenvolveu o City Brain, um sistema que cruza informações de câmeras e satélites para criar soluções de tráfego.

A cidade sede da empresa está sendo a cobaia para o novo projeto da empresa fundada por Jack Ma, que após dois anos de testes começa a trazer resultados reais para os cidadãos de Hangzhou. A plataforma analisa em tempo real informações de mais de 1.000 sinais de rua, assim como localização de carros e ônibus para maximizar a fluidez das vias e diminuir os congestionamentos.

Segundo a Alibaba, o sistema já é capaz de diminuir o tempo de viagem dentro da cidade, além de ter ajudado bombeiros e ambulâncias a chegarem mais rápido em locais com ocorrências. O resultado fica claro na queda de Hangzhou na lista das cidades com o pior trânsito da China.

O sucesso do sistema fez com que ele começasse a ser adotado em outras cidades chinesas e em Kuala Lampur, capital da Malásia. Segundo pesquisa do McKinsey Global Institute, em 2025 uma média de 15% a 20% das cidades do planeta terão algum tipo de sistema de controle de trânsito.