Questionado sobre quando a Tesla iria estrear a beta do seu sistema Full Self-Driving para os seus veículos no Canadá, Elon Musk afirmou que os testes devem começar em duas a quatro semanas, de forma cautelosa no país. Em questão estava a promessa do magnata, datada de 26 de dezembro de 2020, que o sistema seria lançado muito em breve nesse mercado.

+ Tesla busca reduzir dependência da China para obter material fora do país

Na época, Elon Musk explicou que havia diferenças nas regras do trânsito entre o Canadá e os Estados Unidos. Mas que a beta chegaria ao país muito em breve. Foi preciso esperar um ano para uma nova atualização “pouco oficial” do patrão da empresa, dizendo em novembro de 2021 que o sistema seria lançado no mês seguinte (dezembro), mas sem garantias.

O sistema Full Self-Driving é das funcionalidades mais esperadas dos automóveis elétricos da Tesla, permitindo que estes mudem automaticamente de via de circulação, entrem ou saiam das estradas, reconheçam sinais de parar, semáforos e claro, o estacionamento automático. Por outro lado, ao contrário do que muitos esperariam, estas funcionalidades não chegam para colocar os veículos na categoria de automóveis autônomos, necessitando sempre a presença de um condutor ao volante.

Ainda assim, os usuários nos Estados Unidos que já têm acesso à beta, têm testado os limites da tecnologia. Recentemente foi mostrado um vídeo de um deslocamento de cerca de 600 quilômetros de um Tesla Model 3, entre São Francisco e Los Angeles, sem praticamente intervenção humana na viagem. É possível ver as decisões do veículo nas mudanças de direção do sistema.