Giro

Síria: oposição e regime realizam 1ª negociação sobre Constituição

Síria: oposição e regime realizam 1ª negociação sobre Constituição

(Arquivo) Enviado especial da ONU para a Síria, Geir Pedersen, conversa com os jornalistas em Damasco, em 11 de setembro de 2021 - AFP

Representantes do regime sírio e da oposição se reuniram neste domingo (17) em Genebra, na Suíça, sob os auspícios da ONU, para tratar da reforma constitucional no país árabe, um processo iniciado há dois anos e que estava paralisado até agora.



“Pela primeira vez, os dois copresidentes, o designado pelo governo e o da oposição, se reuniram comigo para uma discussão substancial e franca sobre como devemos proceder com a reforma constitucional”, declarou o enviado da ONU para a Síria, o diplomata norueguês Geir Pedersen, em entrevista coletiva, quando o encontro ainda estava em andamento.

Ahmad Kuzbari é o copresidente nomeado por Damasco e Hadi al-Bahra representa a oposição. As negociações continuarão nesta segunda-feira, e ao longo de toda a semana, sob um esquema restrito: 15 representantes do regime, 15 da oposição e 15 da sociedade civil.

Posteriormente, esse comitê de 45 pessoas dará lugar a outro mais amplo, com 150 membros, 50 para cada uma das partes.

Pedersen ressaltou neste domingo que “os dois copresidentes estão de acordo agora” em “iniciar o processo de elaboração de uma reforma constitucional na Síria”.



Mas acrescentou que, apesar de uma “relativa calma” registrada desde março, há “civis que morrem ou ficam feridos diariamente” no país deflagrado.

Além disso, a situação humanitária e econômica é extremamente difícil. “Mais de 13 milhões de sírios necessitam de ajuda humanitária e quase 90% deles vivem abaixo da linha da pobreza”, disse Pedersen.

Nesse sentido, o enviado da ONU acrescentou que, apesar do processo de reforma constitucional ser importante, ele “não será suficiente para resolver a crise síria”.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?