Economia

Sinduscon e FGV apontam alta nos custos da construção, puxada por materiais

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo atingiu R$ 1.500,76 por metro quadrado em setembro. Isso representa alta de 1,60% na comparação com agosto um crescimento de 4,95% nos últimos 12 meses.

O dado é apurado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador reflete a variação dos custos das construtoras e é utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

A alta do CUB em setembro foi puxada pelos materiais de construção, que avançaram 4,08% no período. Já a mão de obra avançou 0,20%, enquanto o custo administrativo permaneceu estável.

O avanço do custo dos insumos está preocupando as construtoras, que vêm abalo ao equilíbrio dos contratos. “O aumento excessivo dos preços dos materiais de construção está afetando o custo das obras e prejudicando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de obras públicas e privadas”, declarou o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra.

Em setembro, cinco itens apresentaram variação acima do IGP-M, que foi de 4,34%: fio de cobre antichama isolante 750 V 2,5 mm? (+13,79%), aço CA-50 diâmetro 10 mm (6,82%), cimento CPE-32 saco 50kg (+6,51%), disjuntor tripolar 70 A (+5,64%) e tubo de PVC-R rígido p/ esgoto diâmetro 150 mm (+5,39%).

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?